9 de abril de 2014

Entrevista :: Marcos de Ros

Fala Galera!!! Tudo Bem??

Seguimos com novos posts, desta vez mais uma entrevista, através da Island Press trazemos um dos maiores nomes da guitarra nacional, Marcos de Ros é um guitarrista gaúcho, mais precisamente de Caxias do Sul, ao longo de sua carreira teve bandas e trabalhos de destaque no meio nacional e até mesmo internacional, na entrevista Marcos de Ros conta sobre seu inicio, dificuldades e desafios da época, principais trabalhos e parcerias, dicas de carreira e equipamento e muto mais, Confiram abaixo...



1-) Conte um pouco sobre seu início na música, quais as principais dificuldades e desafios da época?

Comecei aos 9 anos, em 1980. Eu não tinha nenhum tipo de facilidade ou aptidão, então foi tudo na força de vontade e superação. O maior desafio na época é o mesmo de hoje, conseguir fazer com que sua arte se torne a sua profissão.




2-) Conte um pouco sobre suas primeiras bandas, Como foi essa experiência?

Eram todas bandas de trabalho autoral. Fazíamos uns dois ou três covers no show, no máximo. Então todos aprendemos a compor e a fazer arranjos, e sempre alimentávamos a nossa criatividade musical, o que, nos dias de hoje, parece meio raro...



3-) Um dos seu principais trabalhos, o disco “Masterpieces”, se trata de uma experiência inovadora em termos de guitarra, Como surgiu a ideia de gravar um CD fazendo releitura de peças clássicas e como foi o feedback desse trabalho?

Eu toquei violino na minha juventude, integrando a extinta orquestra sinfônica de Caxias do Sul (OSCA). Fui utilizando o estudo de repertório do violino na guitarra e, quando vi, sabia tocar músicas para gravar mais de um CD. Como já tinha o repertório e a criatividade para bolar arranjos interessantes não era problema, foi só unir o útil ao agradável!





4-) A interação da internet com a música em termos de trabalho e estudo tem se feito cada vez mais presente no cotidiano do músico, qual seu ponto de vista em relação a essa realidade? Qual a melhor forma do músico se posicionar e conseguir fazer um bom trabalho com essas ferramentas?

Eu acho que o grande lance é fazer o melhor que tu pode fazer, mas fazer, sempre. Exercitar o "fazer" é sempre um aprendizado, e, aquilo que tu aprende, ninguém rouba!



5-) Um de seus trabalhos que também podemos destacar foi a excelente banda Akashic, a qual teve boas projeções nacionais e internacionais, alguma novidade sobre esse projeto?

Infelizmente o Akashic acabou há alguns anos, e não vejo possibilidade de voltarmos.




6-) Atualmente, o que tem escutado e estudado?

Eu escuto muita coisa, mas estou numa fase de trilhas sonoras para cinema, desde Ennio Morricone até o Two Steps From Hell.




7-) Alguma parceria ou projeto recente que gostaria de ressaltar?

Acabo de gravar várias guitarras no CD do baixista Sirvandez, que será lançado em breve, e também já finalizei a gravação do meu novo trabalho junto ao pianista Éder Bergozza, que se chamará Meridional. Apesar de ter a mesma ideia do "Peças de Bravura", o "Meridional" tem uma sonoridade bem diferente!




8-) Gostaríamos de agradecer a presença aqui no Guitar Tech, e aproveitar para pedir que deixe uma mensagem para seus fãs e leitores do blog. Um abraço!

Uma forte abraço a todos os leitores, muito obrigado pelo espaço.
Se alguém quiser conhecer mais o meu trabalho, entre nos links:



Marcos De Ros - Trabalhos:

Bibliografia
MARCOS DE ROS “TÉCNICAS INCENDIÁRIAS” MÉTODO DE GUITARRA -  2009
VÁRIAS COLUNAS PARA  AS REVISTAS “GUITAR PLAYER” E “COVER GUITARRA”

 Trilhas Sonoras
“ATÉ A PRÓXIMA ESTAÇÃO” (TEATRO) 2002
“SE MILAGRES DESEJAIS” (DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM) 2009
“FINADOS” (CURTA-METRAGEM) 20

Endorsees

Eagle (guitarras) BRASIL
Graphtech (acessórios) CANADA
D.S. (captadores) ARGENTINA
Ibox (suportes e correias) BRASIL
Fuhrmann (pedais) BRASIL
Tecniforte (cabos) BRASIL
V. Picks (palhetas) USA

Discografia:
DE ROS “AD DEI GLORIAM” (CD)- 1992
DE ROS “UNIVERSE” (CD)- 1997
MARCOS DE ROS “MASTERPIECES” (CD) - 1999
AKASHIC “TIMELESS REALM” (CD) - 2000
MARCOS DE ROS “ADVANCED GUITAR TECHNIQUES” (CD-ROM)- 2002
MARCOS DE ROS “MASTERPIECES 2”  (CD) -  2004
MARCOS DE ROS “INTENSE PICKING” (CD-ROM)- 2004
AKASHIC “A BRAND NEW DAY” (CD) - 2005
MARCOS DE ROS “ROCK MASTERPIECES (SONGS FROM MY YOUTH)” (DOWNLOADABLE CD) 2008
MARCOS DE ROS & PABLO SOLER “SOUTH AMERICAN GUITAR MASTERS” (CD-ROM) – 2009
DE ROS “LIVE 9793” (DVD)- 2009
MARCOS DE ROS & ÉDER BERGOZZA “PEÇAS DE BRAVURA” (DVD/CD) – 2010
DE ROS "SAF" - SOCIEDADE DAS AVENTURAS FANTÁSTICAS (CD DUPLO) 2013

MARCOS DE ROS & ÉDER BERGOZZA “MERIDIONAL” (CD) - 2014

Um comentário:

  1. muito legal,gosto muito do De Ros,quando sobra uma grana pretendo comprar um CD...nem que demore anos,mas um dia eu compro :D abração

    ResponderExcluir