19 de novembro de 2014

Review :: Almah - Unfold

Fala Guitarristas e Afins!! Tudo Ok??

Continuamos com mais um review, dessa vez de uma banda brazuca que eu admiro muito o Almah! iremos analisar o álbum mais recente da banda o Unfold, lançado em 2013.





O Almah hoje é o principal projeto do vocalista Edu Falaschi, o grupo foi idealizado pelo próprio Edu anos atrás quando o Angra estava em uma pausa! E parece que o cara gostou da ideia! após alguns lançamentos o Almah cresceu e se tornou o principal projeto do vocalista! Particularmente sempre gostei da banda! Em termos de guitarra sofreram bastante alterações com os anos, porém sempre contaram com guitarristas extremamente competentes! Algo natural já que a sonoridade da banda exige isso! Aproveito para lembrar que a maioria dos Guitarristas que passaram pelo Almah também passaram pelo Guitar Tech, recomendo procurar nos arquivos as entrevistas com Marcelo Barbosa, Gustavo di Pádua e Paulo Schoeber, entrevistas excelentes! Enfim vamos à audição! Encontro vocês no fim dessa porrada sonora! Até Breve!!!


In My Sleep - In My Sleep abre o Unfold com uma entrada insana de batera executada pelo incrível Marcelo Moreira, logo temos um riff avassalador de guitarra! Então entra os vocais de Edu e a banda segue acompanhando! vamos dizer que no Almah ele pode realmente mostrar o poder de sua voz! canta muito! refrões muito bem elaborados, ótimos backing vocals, e a banda vai seguindo os vocais de Edu com maestria! horas alternando riffs pesados, outrora deixando acordes soar valorizando a melodia e em certos momentos riffs e dobras de difícil execução! Anymoooooore!!!!!! Segue o primeiro solo! que é curto alterna a base, alterna o guitarrista! solos extremamente musicais! após o solo um riff breve e virtuoso, característico do metal melódico! Marcelo Moreira segue fritando os pedais e seus tambores! linhas bem brutais e técnicas! o refrão se repete algumas vezes caracterizando bem a música

Beware The Stroke - Essa começa com um dedilhado, posso ouvir uma guitarra de sete cordas nessa função, vocais mais calmos de Edu! dedilhado segue perfeito! limpo e preciso! até entrar o Marcelo Moreira e suas baquetas, trazendo uma outra intenção para a música! Peso! Caracas!!!! nesse primeiro verso temos conduções absurdamente brutais de guitarras e baixos! alguns riffs muito rápidos de guitarra em meio as pausas vocais de Edu! o refrão nem se fale! extremamente contagiante e musical! para cantar berrando grudado nas grades que separam o palco do público! e seguem mais riffs bem extremos! Quero só ver os solos! os versos se alteram bem, juntamente com as linhas harmônicas o que faz a música fluir! nos refrões gostei das linhas de guitarra, valorizam a voz! chegou os solos! vemos aqui uma sistema "Iron Maiden" de se fazer solos revezando as guitarras, isso soa muito bem! fizeram isso bem feito, já é uma característica marcante entre bandas de Heavy Metal quem contam com dois guitarrista em seu line-up! A música é uma verdadeira porrada bem intensa!

The Hostage - Sinceramente não conseguir definir muito bem essa intro! soa bem rock n´roll ritmicamente falando, porém as tessituras são bem graves, ficou legal! bem diferenciado e interessante! Nos versos as guitarras e baixo caminham bem favoráveis as vocalizações do Edu! vale novamente destacar as constante mudanças nas intenções musicais através dos versos! também podemos destacar as maravilhosas linhas vocais de Edu! tudo soando perfeito! novamente o refrão nos poe para cima! e que belas linhas de guitarra! trabalho muito bem feito! riffs de guitarras sempre bem virtuosos e perfeitamente bem executados por Marcelo e Gustavo! Os caras parecem robôs! acho que nunca vi algo tão perfeito quanto essas linhas de guitas! Chegamos nos solos, primeiro solo base bem porrada! e linhas de solos virtuosas, acho que está rolando alguns tappings ai hen! muito bom! novamente o revezamento de guitarras no solos! muda a característica da condução rítmica, muda-se a característica do solo! solo muito inteligente, bem expressivo com ótimos uso de Wah Wah! vou até arriscar a dizer quem fez o primeiro solo e o segundo, desconfio que foi o Gustavo no primeiro, o Marcelo no segundo! mas não tenho certezas! apenas um palpite! hehehe de modo geral estou gostando muito da forma que conduziram os solos! Um outro verso! bases bem pesadas!!!! uso constante de guitarras de sete cordas! animal! muito bom! agora temos o riff característico da música! Mais um refrão! e a música se encerra com mais um solo, breve porém bem intenso!

Warm Wind - Temos aqui uma balada, para acalmar as três primeiras pedradas! boas harmônias, soam agradáveis! vocal suave de Edu! refrões bem melódicos! muito bem feitos! acho que podemos ressaltar, nesse trabalho os refrões, foram muito bem elaborados, um solo de guitarra, um pouco mais discreto, porém fazendo o papel que deveria fazer! a música vai se conduzindo de forma tranquila! fazendo a função de uma balada! depois de alguns refrões mais um solo! também bem mais discreto em relação aos anteriores! mas soando muito bem! Mais um refrão, assim a música caminha para o encerramento! Muito boa!

Raise The Sun - Me lembro o ano passado quando o Almah começou a divulgar seus trabalhos do Unfold, esse som foi o primeiro a ser exibido pela banda! ele é bem contagiante! a introdução tem algumas linhas de teclado quem soam muito bem! Acho que tecnicamente ela é mais tranquila que as primeiras, temos boas passagens e interludes de guitarra, no primeiro verso as guitarras entram compassos posteriores ao resto da banda! mas entram colocando a banda para cima! o refrão dispensa comentários! novamente! para se cantar balançando a cabeça na primeira fileira! segue para mais um verso! as linhas vocais totalmente bem atreladas com as guitarras! Ótimos trabalhos! Vamos ao refrão novamente! Já estava afim de ouvi-lô! hehehe!! uma caída na vibe da música, muito bem empregada! consigo ouvir algumas guitarras ao fundo fazendo ótimos arranjos! um bom riff antes da entrada dos solos! e temos então o primeiro solo! que vai muito bem com a música, logo temos o segundo, no mesmo esquema que tinha comentado antes! tudo muito bem feito! e refrão novamente! para pular e cantar junto! e assim se faz o desfecho da música.

Cannibals in Suit - Introdução bem pesada e bem diferenciada do que a banda costuma apresentar! acho que novamente vem porrada pela frente! a introdução tem algumas pausas, isso sempre exige um bom raciocínio rítmico para que a banda soe bem agrupada! e sim, o Almah fez isso perfeitamente! Gostei do riff pós-intro, os versos sugerem vertentes mais extremas do metal! olha os refrões do Almah jogando a galera para cima! ótimas vozes de Edu nessa parte! Pedais duplos do Moreira comendo solto! gostei muito do riff pré-refrão! seguimos para mais um refrão! Uma pausa! o clima da música cai bastante! temos uma passagem bem mais tranquila agora! linhas de teclado muito boas! e começa o primeiro solo, que vai subindo juntamente com a energia da música! o outro solo já se encontra em uma pegada mais metal da coisa!massa! bem diversificado! uma boa dobra de guitarra! é sempre bem vinda né! e refrão novamente! preciso muito ir em um show do Almah! rsrs!! e a música se encerra com um bom riff!

Wings Of Revolution - Muito boa essa entrada nos teclados!!! Sugere um coro Oooooo!!! Ooooo!!! Oooo!!! animal! as guitarras seguem implementando todo o trabalho! acho que a temática da música vai muito de acordo com as propostas instrumentais! Os versos são muito bem conduzidos! De forma geral esse trabalho do Almah se mostra muito musical, é notável que as músicas fluem bem, esse som tem uma vibe muito positiva! os arranjos são bem legais, e com certeza essa faixa é um dos pontos altos do disco! gostei muito! Seguem os solos! muito bem colocados e muito melódicos! aqui os solos são mais longos! porém é mantida a ideia inicial da alternância de guitarristas, um verso diferenciado e puxa para o refrão novamente! e assim a música se encerra, em certos momentos a guitarra acompanha o coro do teclado! muito bom!

Believer- Outra faixa que faz parte das minhas queridinhas desse CD, lançaram até um clip dela recentemente! muito legal essa introdução, os riffs são muito bem trabalhados, extremamente difíceis de executar! Curti o refrão! bem para cima também! durante os versos as guitarras não param, riffs muito bem elaborados, cheios de virtuosismo, mas que não atrapalham a voz de Edu! aqui repete-se novamente a intro! a batera segue marcando forte à mil por hora! depois temos uma parte que acho muito legal em metal melódico que são os solos com certas marcações rítmicas, soa bem clássico! depois se encaminha um ótimo solo, com ótimos harmônicos de alavanca, o riff posterior do solo é bem brutal! de balançar a cabeça! segue o segundo solo, com uma pequena alteração nas estruturas rítmicas! insano! Mais um refrão!! Beeeeeeeeeelieveeeerrr!!!! Ótimo!!!!! na segunda parte do refrão, rola uma modulação de tonalidade! enriquece ainda mais o som e termina repetindo a introdução! gostei muito dessa música! uma das mais legais!

I Do - Essa faixa se inicia mais tranquila, começa com um solo que posteriormente trás o motivo melódico do refrão, temos nos versos linhas de guitarra extremamente bem trabalhadas! o refrão é conduzido pela melodia do tema inicial! riffs pesados e marcantes ao longo dos versos! Nesse trabalho do Almah vale ressaltar o constante uso de refrões! o que marcou e ficou bem legal! e de modo geral os refrões desse disco são muito legais de se ouvir! a música segue com riffs assustadores! até chegarmos no primeiro solo! Depois mais um refrão! e assim a música caminha para o seu desfecho

You Gotta Stand - Também gostei bastante dessa música! a introdução dela é muito legal! e sugere uma sonoridade bem distinta do que até aqui foi apresentado pela banda nesse cd! muito bom! bons riffs antecedem o primeiro verso, esse é conduzido por guitarras cheias de marcações! mais um refrão muito bom! Caramba! a negada foi muito bem nesses refrões! belas intenções musicais, volta o verso e mais um refrão!!! os refrões como já disse são bem enfatizados, na verdade você ao ouvir as músicas sente a necessidade de refrões de tão bom que soa! o primeiro solo tem uma base bem rápida e brutal! o segundo não deixa por menos, porém achei o primeiro mais musical! nem pior nem melhor, apenas diferente e mais musical! aqui o que vale é a intenção! essa música tem bastante solos! muito legal! todos muito bem executados! Mais refrões! e assim esse som termina! nos refrões!!! muito bom!

Treasures of The Gods - Essa é uma música bem longa, dez minutos! vamos lá! temos uma introdução em dedilhados! sempre bem precisos e limpos! quem trabalha com música, toca e grava sabe o quanto é difícil trazer um bom som de dedilhado! o primeiro verso é calmo! O segundo verso já temos linhas de guitarras mais pesadas, os versos são separados por um belo solo de guitarra!!! Há bastante variações nos versos, de modo geral a banda se mostra bem versátil, sempre com uma ótima musicalidade, o instrumental´é bem recheado e soa muito bem! Essa música tem ótimos riffs de guitarra, boas passagens e interludes! Por volta dos cinco minutos temos uma passagem instrumental muito louca! e logo mais um solo de guitarra, aqui gostaria de exaltar as linhas de bateria do Marcelo Moreira, casou muito bem ambas ideias, a música se suaviza através de um trecho nos teclados, onde temos também um belo solo de guitarra após isso, mais alguns riffs animais! bem próprios do Heavy Metal e segue alguns temas de guitarra! Depois dessa longa parte instrumental voltamos para os versos! tecnicamente a execução dessa música é bem elaborada, acredito que de todas ela seja a mais trabalhada nesses termos! Sempre temos ao longo desse sons boas passagens instrumentais se revezando com as linhas de vozes! Termina no dedilhado da introdução! Pronto acabou! a música flui tão bem que nem parece que tem dez minutos

Farewell - Esse som fecha o cd Unfold! Começa sendo executada no piano! nos sugere uma balada bem tocante! a música segue sua proposta! depois da introdução temos os versos! é uma música calma, uma ótima opção para encerrar o Cd! Bem profunda e tocante! Gostei muito! A letra é muito bonita e profunda! e assim esse trabalho se encerra!

No geral o disco Unfold é extremamente bem trabalhado e técnico, facilmente podemos perceber que se trata de músicos extremamente talentosos e habilidosos! um trabalho para poucos profissionais! As músicas são muito boas! todas elas! como disse ao longo de todo esse review, ótimos refrões! acho que é o mais destacável! as linhas de guitarra são impecáveis! extremamente minuciosas e profissionais! E a melhor parte, é nacional! valorizo bastante isso! na verdade considero o Heavy Metal Nacional um dos melhores do mundo! Esse trabalho do Almah se destaca e prova que o Edu é muito mais além do que mostrou no Angra, qui ele canta no seu segmento e canta livremente muito bom! Parabéns à todos!


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário