19 de novembro de 2014

Review :: Animals as Leaders - Joy of Motion

Boa Tarde Amigos!!!!

Continuamos com nossos posts desta vez vamos ter mais um review com um disco recém-lançado de uma banda que atualmente estou ouvindo muito, o Animal as Leaders! Iremos comentar um pouco sobre o Joy of Motion, CD lançado esse ano, mais precisamente no primeiro semestre.





Para quem não conhece muito, vou dar uma resumida na história da banda! O Animals foi formado por Tosin Abasi em 2007 na cidade de Washington CD, de lá para cá lançaram três discos, o primeiro em 2009 que foi intitulado com o próprio nome da banda, o segundo em 2012 chamado Weightless, o o atual de 2014, Joy of Motion, de lá para cá tiveram algumas mudanças na formação e se firmaram em um trio de prog metal instrumental com uma formação bem inusitada, dois guitarristas e um baterista!

Eles trabalham com guitarras de oito cordas, onde ambos os guitarristas se revezam nas tessituras mais graves e outrora nas linhas mais agudas!

Enfim!!! chega de blá blá blá e vamos ao que interessa! Joy of Motion na ideia! Vejo vocês no fim dessa viagem!


Ka$cade - Essa é a faixa de abertura desse disco, começa com uma intro bem no estilo Animals as Leaders, com acordes bem dissonantes e guitarra clean, logo temos um riff extremamente "animal" ao que sugere o nome quebrando o raciocínio rítmico de qualquer guitarrista que preza pela 'matemática musical' e aprecia compassos exóticos, nessa parte as guitarras se revezam prezando pelas linhas mais graves da música! temos uma variação, um riff bem pesado, onde tais guitarras de oito cordas fazem um belo trabalho, mostrando que esses caras sabem domar essas dezesseis cordas! logo temos um primeiro tema que segue sobre rítmicas indigestas, porém de muito bom gosto! em seguida vemos o maravilhoso efeito das cordas mais graves da guitarra, trazendo uma intenção extremamente metal! bem pesado! nos faz sentir a diferença e como é interessante esse tipo de trabalho! Eita!!!! mais riffs e compassos quebrados!!! vamos seguindo por que a coisa está muito boa! De repente somos surpreendidos por belas harmonias, solos e temas bem cadenciados que transmitem paz! uma parte mais suave da música! e pelo jeito durou pouco!!! Tosin e sua trupe voltam a encher nossos ouvidos de porrada!!! mais riffs insanos!!! está muito boa a coisa! as linhas de guitarras seguem frenéticas, inquietas, selvagens, violentas! perfeito! Peso absurdo, excentricidade rítmica, exuberância harmônica e logicamente belos temas! é isso que resume essa openning track do Joy of Motion! começaram muito bem! vamos para a próxima patada!

Lippincott - Introdução com drives amenos! belo riff! confortável de se ouvir! vamos seguindo! vejo algumas variações muito inteligente através da intro! belo tema! mantém uma guitarra bem pesada ao fundo e um tema agradável de se ouvir! riffs que destacam as guitarras, batera só marca! algumas passagens nas cordas mais graves! muito bom! um solo, onde vemos uma guitarra 'slappando' muito legal! muito bom! novamente destaco a maneira inteligente que esses caras trabalham os arranjos desse monte de cordas! algumas passagens usando two hands com guitarra limpa, sugerindo uma aplicação mais pianística nessas guitarras, digamos exóticas, segue um bom solo! alguns outros riffs que podemos sentir a oitava corda solta estalando bonito através dos captadores! a música é realmente muito bem feita! tem algumas pausas muito bem empregadas para destacar as mudanças de atos! a música é mais curta e mais direta! muito legal!

Air Chrysalis - Intro sem drive! ótimas harmonias e delay fazendo um ótimo papel, muda-se a intro temos uma boa variação dando uma intenção já conhecida da banda de two hands com a guita no canal clean, novamente uma intenção pianística na parada! segue um bom tema, que se destaca com influencias de fusion e jazz! me parece que essa música será mais calma! a minha pré-intenção segue! a música é suave, destaca-se as linhas de batera, que percorrem ao fundo com arranjos ritmicamente bem elaborados! em algumas partes com guitarra limpa o uso muito bem colocado dos delays nos leva para uma outra atmosfera! o clima sobe e posso sentir a oitava corda novamente berrando forte em meus fones!!! belos solos de guitarra! Javier e Tosin se mostram uma dupla além dos conceitos guitarrísticos, os caras foram muito além nas questões de arranjo! tudo muito bem feito!

Another Year - Me parece que estou ouvindo alguns de meus colegas jazzistas ou de música brazuca tocando! uma pegada bem típica! animal essa introdução! porém vejo uma linha de batera mais no estilo dos caras! prog prog metaaaal!!! e quer saber! muito bom! o tema ainda me sugere linhas mais brazuca da coisa! muito legal! uma faixa bem distinta das propostas da banda! se bem que é difícil encaixar essa bandas em segmentos e propostas, a sonoridade dos caras é muito completa! vale ressaltar o bom uso de samplers que em todo o momento trazem uma ótima sensação nas músicas! não só nessa, em todas! marcações rítmicas bem brasileiras também! arranjos mais pesados, que caem muito bem com passagens anteriores! um bom tema no final, poucas notas! porém muito bem colocadas! e assim a música se encerra!

Physical Education - A batera dá as cartas! o riff de guitarra é complexo, as guitarras se revesam preenchendo muito bem as necessidades mais graves de música! Bons temas, rítmica bem quebrada, mas muito agradável de se ouvir, o próximo riff é bem sútil, e logo temos um solo de guitarra! boas intenções na parte rítmica e melódica, ótimos temas! nas próximas partes vemos que a banda explora ainda mais sonoridades e compassos exóticos, os caras são bem elaborados! mais alguns temas que soam agradáveis, prosseguindo pra mais exuberâncias rítmicas! e assim a música se encerra!

Tooth and Claw - Vamos lá! ouvi falar que essa é uma das 'maintrack' do álbum! Acordes bem dissonantes na intro e riffs bem pesados e virtuosos! um tema que me prende a atenção, a música segue em uma vibe bem positiva! e as loucuras na oitava corda continuam! eles alternam muito bem peso e variações rítmicas! Cara! isso é insano! muito boa essas passagens, voltam na intro! segue-se para um solo! após isso as guitarras seguem fritando bonito em bons riffs! uso constante de interludes bem graves, destacando as sonoridades mais pesadas da banda! O que me chama a atenção são os solos, deixando um pouco de lado a parte virtuose e dando espaço para boas melodias explorando a parte feeling da coisa! voltam em alguns riffs anteriores e encerra a música.

Crescent - Mais uma intro bem pesada com um riff bem constante! temos após isso um primeiro tema! muito bem elaborado! mais rítmicas tortas! e porradas de oito cordas! meio difícil encontrar esses contratempos! sonoridade bem complexa! sempre um uso muito constante de delays que trazem ótimas sonoridades para as guitarras! mais um riff, muito bem cadenciado! as guitarras seguem incessantes e inquietas!

The Future That Awaited Me - Intro em acordes nas regiões mais agudas da guitarra! esse tipo de constância, vamos assim dizer, é uma ótima característica da banda! Acordes muito bem colocados e a harmonia nos gera uma sensação de expectativa, a música vai caminhando em uma certa calmaria, meio provocante devidos aos acordes que vão trazendo essas sensações! Chega a parte esperada, um tema que suaviza as sonoridades! e vai se caminhando em prol da música, belo tema! passagens muito semelhantes com a introdução!

Para Mexer - Para Mexer!?? esse idioma é bem familiar! Será que Mr. Abasi andou passando férias no Rio de Janeiro? O que será que ele achou das praias e caipirinhas! Enfim! vamos ver como é essa música que contém um título bem sugestivo! É logo na intro vemos isso! não chega a ser uma Bossa Nova, mas sentimos certas influencias latino-brasileiras nessa composição! Bom tema, boas harmonias! achei bem interessante! me remete a certas sonoridades exploradas por guitarristas como Kiko Loureiro que trabalham bem esse lado brazuca juntamente com Heavy Metal! Gostei dos dedilhados e da maneira que as harmonias são conduzidas!

The Woven Web - Abertura Sinistra! interludes bem elaborados! sempre no estilo Animals! segue a introdução com algumas variações, os caras costumam não ficar muito estáticos em certos momentos, os riffs sempre trazem boas variações! vemos posterior à isso algumas passagens usando slaps! novamente temos harmonias, com delays e tremolo! agora uma passagem mais pesada! novamente podemos sentir as sonoridades mais graves das oitavas e sétimas cordas!

Mind Spun - Novamente riffs bem quebrados! as linhas de guitarra seguem maestrais! Outros interludes bem complexos! nesse som, a parte técnica e rítmica são bem exigidas! outros riffs mais pesados usando a oitava corda! algumas passagens com rítmicas mais truculentas! Pausas em momentos estratégicos, geralmente a bateria chama a banda para uma nova passagem, segue ao longo da música um tema muito bom de se ouvir, mas com uma sonoridade bem forte!

Nephele - Vamos então para a última música! Novamente riffs pesados com compassos bem exóticos! não se engane achando que a banda soa massante e repetitiva, só pelo fato de eu ter mencionado várias vezes os riffs pesados e quebrados dos caras!!! eles alternam bastante e o disco é muito legal de se ouvir! Um bom tema, seguido de uma passagem mais lenta! onde a guitarra assume papel principal! logo mais um riff pesado! não chega a ser um riff, é mais uma harmonia! agora temos um solo, muito bem executados! ótimos motivos, ótimos bends! e voltamos para as quebradeiras! os riffs se alternam bastante mantendo a sonoridade da banda sem cansar nossa mente e ouvidos! Aqui talvez a passagem mais pesada do CD! emocionante! bem ao estilo porrada! bem thrash! e assim a música encerra!

Enfm! O Animals As Leaders, considerando também seus trabalhos anteriores, é claramente uma banda difícil de se ouvir, sonoridades complexas, rítmicas pesadas e exóticas sempre fizeram parte do composto desses caras! Prog Metal é sempre um segmento mais segregado, ainda mais no âmbito instrumental! ou seja, o trabalho é para ouvidos mais refinados! e não é na primeira audição que você vai conseguir entender a intenção desses caras!

Porém o Joy of Motion soa bem agradável, com várias alternâncias rítmicas e passagens distintas, não enjoa de ouvir! principal crítica recebida de trabalhos desses segmentos! o que me chamou a atenção é que as músicas são curtas!, em média cinco minutos! gosto disso! não curto muito músicas muito longas! mas é claro que isso é uma questão pessoal! Do mais essa banda me trás ótimas inspirações, seus trabalhos soam muito legais, não só esse mas também os outros anteriores! para mim é uma ótima referência, acho que a banda conseguiu se caracterizar dentro dos segmentos musicais abordados pelos músicos!

É isso! Bom!!! logo teremos mais reviews! se você é artista, tem uma banda ou um projeto solo e quer ter seu material avaliado, nos contate!

ramon.domingos@ig.com.br
cursosguitartech@gmail.com


Abraço à todos!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário