5 de novembro de 2015

Técnica :: Monster Licks - Escala Harmônica #4


Fala Moçada!!! Como vão todos vocês??

Seguimos com nossa série na escala harmônica! Espero que vocês estejam curtindo! Nesse quarto episódio trago um padrão de digitação na harmônica de lá bem próprio do icônico Yngwie Malmsteen... um cara que eu curto demais!

No exemplo abaixo trabalho inicialmente no arpejo de G#°, importante nesse ponto lembrar que a escala harmônica surge devido ao deslocamento do sétimo grau da escala para gerar um acorde dominante no C.H. Menor, no fim também altera alguns outros acordes, e gera o que costumo chamar de diminuto perfeito (T 3m 5° 7°) no sétimo grau, que é um acorde simétrico, gerando inúmeras aplicações muito legais!!

Enfim... Voltando ao assunto... inicio o lick nesse arpejo de G#°, que também pode ser facilmente interpretado como um deslocamento da simetria diminuta, após isso, aproveitando a região da escala trabalho um padrão bem simples e diria eu eficaz, com uma bela sonoridade encerrando o lick na sexta corda na própria nota G#, no fim temos uma passagem com um bom apelo melódico, caracterizando bem o estilo "Classical Rock" Confiram!




Aproveitando a simetria de 1,5 tons dentro do diminuto perfeito, se vocês deslocar esse lick em um padrão de 1,5 tons você pode toca lo em outras regiões que sempre estará dentro da escala!!! Aproveitem a dica!!!


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário