1 de março de 2016

Papo no Backstage :: Consolidando seu Caráter Artístico


Fala Moçada!!! Como vão todos vocês??

Depois de realizar ótimas entrevistas, as quais de fato colocaram meu blog e consequentemente meu trabalho em um outro patamar, e isso logicamente me deixa muito feliz, voltaremos com nossa coluna "Papo no Backstage"!! Ah!!! Sim!! Há outras entrevistas por vir!!! Grandes monstros da guitarra internacional!!! Em Breve...

Bom... Como leram no título hoje o papo é sobre "Como construir uma imagem/ identidade artística!"





Um tema não tão fácil de dissertar porém é importante sabermos os caminhos artísticos que aliados aos nossos rumos de mercado podem gerar ganhos satisfatórios para nossa carreira!

Sempre quando falamos em arte, no quesito mais abstrato das coisas a conversa  tende a se tornar mais delicada, pois as vezes os segredos podem estar nos mínimos detalhes, ou os segredos podem estar em todos os detalhes! Não entenderam? Ao longo desse papo tudo será bem explicado! Só dou uma dica... Não há mais espaços para tentativas, o mercado artístico cobra de você um tiro certeiro!

Sabemos que há muitos músicos que tocam muito bem, não precisamos ir muito longe para encontrar músicos incríveis, vocês sabem, em suas cidades há vários deles, eu mesmo conheço uma cartada enorme! Há caras que vão tocar muito bem tocado qualquer solo de guitarra, ou que vão interpretar e improvisar um jazz de forma singular, outros são ótimos executantes e interpretes, porém a mínima parcela deles estão compondo e sendo ativos no meio autoral.

Para se tornar um artista com uma carreira bem estruturada saber tocar e compor são pré requisitos! Porém tocar bem é algo muito subjetivo! O Kurt Cobain é alvo de chacotas entre os guitarristas bem segmentados, mas o Nirvana jamais teria alguém à altura!

Então inicialmente você precisa levantar um "alicerce" correto? Sim... você precisa de dois pontos importantes, material e habilidade! São duas coisas fundamentais... composições e estar hábil a executá-las em qualquer lugar, para um determinado público e com qualquer tipo de músico! Tocar bem é isso... ao meu conceito.. executar perfeitamente aquilo que estamos dispostos à fazer!

Imaginem o John Petrucci no Nirvana?? Em termos de imagem, identidade e mercado é algo irreal certo! Rs...

Não estou dizendo que não devemos estudar! Isso é o mínimo para qualquer bom músico, estar incansavelmente se aplicando todos os dias pode vir a ser um diferencial, porém artisticamente você precisa se estabelecer! Há caras incríveis que tocam muito bem mundo afora, porém o cara curte um som mais simples, se adéqua a tais situações e faz seu trabalho!

A questão técnica sempre vai depender do que você está tocando e lembre-se o equilíbrio é o melhor ponto, em termos artístico o que menos importa é o "tanto" que você faz, se faz mais importante aquilo que você é "capaz" de fazer com muito ou com pouco! Procure um ponto de equilíbrio!

Sempre fui muito interessado pelo lado autoral da música! Desde o começo tive bandas autorais, para mim a composição era até uma necessidade! Porém o tempo foi passando fui amadurecendo e percebendo certas coisas! Cara.... há muito músico bom no meu pedaço, antes do blog ter o estouro que teve eu pensava mais local, depois que fui "exposto" através da internet (blog), pude tatear outros territórios e então aumentou consideravelmente o número de músicos incríveis que pude conhecer, e então vendo todo esse pessoal eu pensava... "Caramba! O que posso fazer para que meu trabalho seja autêntico! Há muita gente atuando no meio profissional desse jeito corro grandes riscos de me afogar no anonimato!" Sim... isso era um fato!

O tempo foi passando e eu sempre correndo atrás de resolver minhas incógnitas! Comecei pelo mínimo! Tentar tocar suficientemente bem (estudar pragmaticamente horas e horas diárias) e trabalhar a composição!

Nesse ponto já encontramos duas dificuldades... estar disposto a encarar horas de guitarra e compor... uma coisas leva a outra.. não existe atalhos... o estudo te leva ao crescimento! Esqueça os caminhos fáceis! A parte de composição é sempre algo delicado pois isso mexe com criatividade, algo muito particular! Como desenvolver a criatividade? Enfim... é bom que você enxergue além do óbvio, para isso é importante estar com suas funções cognitivas sempre ativas, sempre importante enxergar música em tudo o que você vê por aí! Em sons, formas, imagens e situações que você vivencia! Cuidar da sua saúde mental é importante, viajar, praticar um esporte, deixar as ideias fluírem, se autoconhecer muito bem, estar bem com você mesmo, estar em paz com os outros! São fatores que deixam seu raciocínio mais fértil!

Na parte musical a improvisação é determinante, improvisar em todos os tons, todos os gêneros musicais! Se você curte um determinado estilo, não só pesquise sobre ele, pesquise sobre suas origens também! Não se contente em ser um compositor comum! Pense em estar além dos seus ídolos!

Enfim... Esse é o mínimo certo? Pensaram que eu estava finalizando o artigo?? Estamos apenas começando! Rs...

Fechando essa parte tocar bem e ter um certo material é no mínimo obrigação! Há muito mais o que estruturar, infelizmente muita gente acha que isso é o bastante e estagnam no meio do caminho, se frustrando e colocando a culpa em uma série de fatores externos sendo que tais pessoas nem se quer saíram do primeiro passo!

Mesmo sendo o primeiro passo já é um diferencial enorme, entenda que quase ninguém compõe, entenda que a composição nem sempre está de encontro com sua capacitação profissional, não é dentro do conservatório que irá surgir sua melhor ideia! Ela pode vir de variadas situações!

Se você sabe tocar legal e já tem seu material seu alicerce está montado, já tem um começo, já tem uma estrutura, agora precisamos ir aos passos seguintes!

Não se contente em apenas ter um material, você precisa comunicar isso ao mundo! Nesse ponto entramos em uma série de posicionamentos artísticos e de mercado que é bom estar por dentro.

Inicialmente você precisa definir um público alvo! (target) Lembre-se você irá direcionar seu produto à esse público com certas ferramentas de marketing para se tornar a voz de tal público, se você tem uma banda de punk rock, um moicano azul de meio metro você deve ser a voz desse público, para outros públicos seu visual e sua música não se enquadrará, entenda que a arte é um caminho segmentado você tem rumos, nem os Beatles na década de 60 conseguiu agradar á todos, foque no seu público, pois tentar um caminho muito amplo pode te dar a chance de 40% de resultados satisfatórios, os outros 60% se tornam prejuízos, conhecer bem seu caminho, seu público, seu mercado, é estar ciente da possibilidade de 100% de acerto... Isso significa uma carreira de bons resultados!

Nesse segundo ponto a gente vai se diferenciando, é normal vermos artistas se ferrando, rodando que nem pião sem encontrar um resultado, você não pode entrar ingenuo no mercado! Ou você dita as regras, ou você roda! Não há meio termo! Então essa galera que você vê lutando e lutando por anos pode ser que eles ainda não traçaram um bom plano de distinção artística, ou falharam em passos que veremos em linhas seguintes.

Conhecendo seu público e tomando rumo para seu terceiro passo, você precisa ter uma mensagem que esteja de acordo com esse público, mensagem se resume na parte artística, social e de imagem! Letras, músicas, figurinos e comportamento! Lembrem-se do Guns n`Roses no fim da década de 80  ou o Kiss nos meados da década de 70, um exemplo mais recente o Avenged Sevenfold nos anos atuais! Depois vou explicar essas diferenciações!

Certo! Você estudou seu público e determinou um caminho para isso, entenda as funções sociais e o mercado desse público, leia sobre antropologia, política, filosofia, culturas diversas, marketing, todos esses assuntos te trarão conhecimentos sociomercadológicos para você caracterizar tal público.

Unindo música (arte), contextos sociais e visuais você cria um "produto" que é algo que irá te posicionar no mercado, sua música é resultado de todos fatores artísticos e algumas determinantes de mercado que se resultam na sua identidade musical.

Nesse ponto que entram exemplos como O Guns, o Kiss e o Avenged, já não é de hoje que o produto não se convence por si só, e mesmo que sua arte seja diferenciada, como uma segurança artística você precisa ter algo que enfatize isso, traduzindo... o artista precisa ser exagerado em algum fator! Ele é a voz de um meio social, entenda que como artista você tem seguidores e você é admirado por que muitos queriam ser como você e te seguem por que gostam da sua postura, então você precisa exagerar nesse ponto... você precisa extravasar naquilo que você tem de melhor! O Kiss trouxe um rock n`roll mais pesado que o comum para época e exagerou na parte visual, exageraram tanto que continuam firmes no mercado artístico! Radicalizaram!!! O Guns exagerou na irreverência e nos conteúdos pesados de suas imagens (sexo, drogas e bebidas) e ninguém dentro da banda se intimidava a ter um papel ou comportamento mais discreto! O Avenged que chegou duas décadas após isso pegou um mercado mais fechado, ousou e produziu um Heavy Metal muito bem elaborado, usando elementos de outros seguimentos musicais e visuais arrojados não tão comum para tal estilo!

Todo grande artista tem um ponto de exagero! Vejam o Hendrix!!! Fogo na guitarra, roupas extravagantes figurinos nada discretos ou o Ozzy que age de forma contrária roupas pretas, figurinos mais reservados, porém uma personalidade de palco extremamente exagerada.

Há vários fatores pois existem incontáveis maneiras de posicionamento artístico, cada um deve adotar a sua de acordo com o rumo musical que decidiu seguir.

Outro passo importantíssimo... Nunca deixe sua imagem se apagar! Quando você para e pensa sobre grandes artistas logo, de imediato vem uma figura a sua cabeça, isso é identificação artística, como se fosse uma marca! O artista nunca muda, Hendrix sempre foi Hendrix, sempre manteve sua identidade! assim como Ozzy, assim como os óculos de John Lennon, assim como a barba de Lemmy Kilmster, se você tem uma imagem ela nunca deve ser alterada, o Mick Jagger sempre será o mesmo cara alto, magro, do cabelo esvoaçado, com 25 ou 80 anos ele sempre terá essa imagem, pois é isso que fez dele uma entidade artística.

O público irá olhar para você e remeter a imagem a sua personalidade, e isso deve ser feito de maneira bem direta! tudo o que você construiu aos longos anos de carreira sempre é resumido ao olhar da imagem perante a personalidade do artista! Mudanças podem gerar prejuízos, entendam que consolidação de imagem é algo sério, é uma apresentação de toda sua carreira como artista.

Logicamente com o passar dos anos, novos e novos trabalhos irão surgir, com isso sua imagem fica cada vez mais forte, e então você passa a ser lembrado não pelo seu produto mas sim pela imagem que transparece através dele! Isso se chama credibilidade!  A sua figura pública se torna sua principal imagem e suas músicas veem a enfatizar suas características artísticas, vejam o Tony Iommi do Black Sabbath, décadas se passaram, dezenas de álbuns lançados, porém sempre o mesmo figurino, a mesma caracterização física e sempre a mesma postura, ele é uma pessoa comum, mas com uma imagem de mercado forte no mundo inteiro e tal associação deve ser feita, quanto mais forte é essa associação, mais forte é seu posicionamento de mercado, podemos também citar o figurino de Angus Young, ativo há quatro décadas, muita coisa mudou para o AC/DC, porém ele criou uma imagem e nunca se apresentou de forma diferente, isso seria um prejuízo enorme em sua identidade artística, confundiria os rumos de mercado, posicionamento de imagem é sempre algo muito delicado!

O caminho artístico é muito seleto, há milhões de artistas porém pouquíssimos se destacam, não é um caminho de sorte, porém você precisa estar sempre muito ciente de todos os rumos que você toma, cada decisão que você faz, por mais simples que seja pode mudar os rumos da sua carreira, muitos não dão a devida importância, ou as vezes por falta de conhecimento ignoram esses fatores a acabam não dando um bom segmento em suas carreiras.

Hoje as trocas de informações são muito rápidas e de fato não temos condições de absorver tudo que é colocado no mercado, um bom posicionamento nas mídias virtuais também é importante, atualmente todos estão conectados, então é essencial que você faça sua presença na internet, porém fique atento e preze por uma comunicação efetiva, como há muito material o público costuma "filtrar" as informações, se o conteúdo não as agradam logo de cara o risco de se negarem a continuar conferindo o seu produto é grande!!!

Então todo o recurso de identidade visual, mídia e imagem devem ser usados à seu favor, lembrem-se hoje em dia temos poucos segundos para convencer alguém através de nossa arte, como disse... há muitos artistas e as pessoas já tem suas preferências e muito pouco tempo para agregar algo novo, então você que é uma novidade no mercado, precisa estar muito bem planejado, você precisa estar certo de que as coisas irão acontecer, não há mais possibilidades para quem tenta acertar, há espaço para novos artistas, porém o espaço é cada vez menor e a concorrência só aumenta, consegue um espaço quem se prepara e entende dos conceitos desse mercado.

Os grandes nomes também estão se adaptando, não é apenas criar sua imagem e identidade artística, é preciso mante-lá! Vemos grandes nomes artistas se adaptando as novas tendências de mercado, principalmente em relação a internet, que um meio que democratizou bastante o modo de exposição artística. Vemos que muitos estão entrando nessas novas plataformas, vendendo suas músicas online, usando recursos como o youtube e spotify! Essas são as novas ferramentas de mercado no meio artístico, lembrando sempre que... são importantes, porém não são os únicos mecanismos que temos, em relação ao posicionamento artístico todos fatores são importantes, temos que estar sempre atento á tudo! Não podemos esquecer de nada! Todo passo dado na sua carreira é extremamente importante e logicamente os erros podem ser muito prejudiciais, então temos que estar atentos à isso, muitas vezes é melhor pensar no que não fazer, do que simplesmente pensar no que devemos fazer! Evitar erros é mais importante do que tentar buscar acertos, claro que.. devemos agir e buscar resultados, porém os passos devem ser dados com certeza, erros evitados aumentam suas chances de acerto, e isso resulta em um posicionamento de mercado mais sólido!

Esteja sempre preparado e atento a sua imagem como artista, sempre pense no que você está passando ao público, sempre se avalie para saber que rumo está tomando, procure ser uma tendencia e não uma simples cópia, você tem seus ídolos e referências, faça uma grande soma disso tudo e retire deles o que há de melhor e construa seu caráter artístico, lembrem-se não são apenas fatores artísticos, importante se atentar ao mercado! Esteja conectado esteja pronto para daqui três meses, sempre pense à frente, estipule prazos, planeje suas ações, entenda o mercado, leia sobre os fatores do mercado que está atuando, muitos artistas não possuem a mínima noção disso, não se contente em apenas conhecer tal mercado mas sim prever o que rolará daqui alguns meses, se resolva para as coisas que acontecerão a médio prazo e já esteja se armando para o que virá em longos prazos! Isso fará de você um artista sempre muito bem posicionado em qualquer situação que você se encontra, se consegue prever o mercado minimiza em 90% suas chances de erro! Lembrem-se não procure acertar! Pois isso pode ser falho... Procure não errar... Há diferenças!!!! Se atentem nisso e verão muitas as coisas tomarem rumos mais satisfatórios!!!


ROCK!!!







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