26 de setembro de 2016

Entrevista :: Andy Timmons


Hey you my friends!!! How you doing?

So!! As you can see, one more memorable moment for my blog and my work! This week I had a very nice chat with this great guitar reference in all the world! A big honor for me! I never thought my work would have a course so interesting that I could be in touch whit my idols! I can´t describe how fulfilled I feel to be able to chat with these guys!


First time I saw Andy, five years ago, when I was studying at IG&T and he was there for one clinic guitar! From that moment I can remember something, like how impressive was his performance in every note he played! ´Cry for You` is a very special song! And he was there, playing in front of me! Such a unbelieveable experience!!! Other thing I can remember!! Andy was there... playing his songs, and in a determinated moment he start to play ´Garota de Ipanema` And I thought... Well!!! This guy cames from USA, whit a very different culture, travel around the world, is exposed to any kind of music and culture, and is here talking and playing some brazilian stuff, that many brazilian people doesn`t make any idea what he`s talking about! So this is the message! Be attentive to our culture, it´s very rich!!


So sad I lost the picture we took together!! But I keep in my memory all the learning I had that time! And also keep your autograph!!!



In this exclusive interview we talked about first influences, gear and actually projects. Timmons give us a lot of details in first hand about his upcoming releases! One very required reading for all guitar players around the world!!! Read it, comment it, and share with your friends!!! To Andy I would like to say I´m so thankful for his words and his attention! Was a very nice chat!!! Thanks a lot man!!!


Olá Meus Amigos! Como vão todos vocês?

Bom!!! Como podem ver, mais um momento muito importante para o blog e para o meu trabalho! Essa semana tive um maravilhoso bate-papo com essa grande referência da guitarra em todo canto do planeta! Uma grande honra!!! Nunca pensei que meu trabalho pudesse ter um rumo tão grande à ponto de estar em contato com meus maiores ídolos! Não consigo descrever a tamanha felicidade de poder levar um papo com esses caras!

Pessoalmente conheci o Andy uns cinco anos atrás quando ainda estava no IG&T! Ele fez um workshop lá! O interessante daquele momento onde eu estava assistindo Andy tocar e responder nossas dúvidas foi a maneira incrível que ele interpreta cada nota de suas peças musicais! ´Cry for You` pra mim é uma música muito especial, vê lo tocando esse som, praticamente na minha frente foi indescritível! Uma outra coisa que posso me lembrar daquele dia... O cara tocando vários temas de Bossa Nova e comentando sobre, mostrando estar bem inteirado do assunto! Na hora eu pensei! Poxa... O cara está lá nos EUA, vivenciando uma outra cultura, viaja o mundo todo é exposto à todo o tipo de música e cultura e está aqui tocando inúmeras peças brasileiras, que muitos brasileiros nem se quer sabem que existem! Fica esse alerta... Estejam atentos a cultura brasileira! Ela é riquíssima! 

Uma pena que perdi a foto que tiramos juntos aquele dia! Mas guardo na memória todo o aprendizado que tive naquele workshop! E também tenho o autografo guardado!

Nessa entrevista exclusiva ao Guitar Tech conversamos sobre as primeiras influências de Andy, conversamos sobre equipamentos e projetos atuais, Timmons, ainda deu vários detalhes em primeira mão de seus próximos lançamentos! Entrevista obrigatória para todo guitarrista!!! Leiam, comentem, e compartilhem com seus amigos! Ao Andy fica aqui meu muito obrigado pela atenção e cordialidade em nos atender! Foi um bate papo muito legal!






1-) First of all, tell us a little bit about your beginning, What about the challenges? And who are your first influences?

I began playing around the age of five with a toy plastic guitar that I could play melodies on one string. ´I’m Not Your Stepping Stone` by the Monkees was the first thing I remember playing. I had 3 older brothers that all played acoustic guitar around the house, so they were certainly a big influence on me wanting to play guitar. I bought my first electric guitar around the age of 11 or twelve and quickly taught myself songs that I learned by ear fromm y records. „Kiss Alive“ was a big record form e and Ace Frehley was the perfect guy to learn from for basic rock pentatonic based guitar playing. Then came Rush and Ted Nugent and all the ‚70s arena rock. Of course later influences include Steve Lukather, Barney Kessel, Mike Stern, Larry Carlton, Robben Ford, Pat Metheny, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Joe Satriani, Steve Vai, Eric Johnson and Jeff Beck to name only a few.


1-) Primeiramente, fale um pouco sobre seu início na música e na guitarra? Quais foram os principais desafios e quais foram suas primeiras influências?

Comecei tocando com uma guitarra de brinquedo aos cinco anos de idade, me lembro de tocar algumas melodias em uma única corda ´I am Not Your Stepping Stone` do The Monkeeys foi a primeira coisa que toquei naquela guitarra. Na época meus irmãos mais velhos já tocavam violão, com certeza eram grandes influencias no meu desejo de tocar guitarra! Comprei minha primeira guitarra elétrica por volta dos 11 ou 12 anos e rapidamente comecei a aprender sozinho algumas músicas que gostava, aprendia tudo de ouvido dos discos que tinha na época, o ´Alive!` do Kiss era uma grande referência que eu tinha naquele momento, Ace Frehley era o cara perfeito para se aprender os conceitos básicos das escalas pentatônicas! Após isso tive acesso a outros artistas como Rush, Ted Nugent e muitos outros nomes da década de setenta. Obviamente depois houveram mais influências como Steve Lukather, Barney Kessel, Mike Stern, Larry Carlton, Robben Ford, Pat Metheny, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Joe Satriani, Steve Vai, Eric Johnson e Jeff Beck.





2-) Now a days, in your free time, what  you have studied? And what kind of music and guitar players you have listened?

I play a lot of jazz these days to keep learning fresh ideas and to explore new melodic ideas. This past year I immersed myself in Bossa Nova that led up to me recording a CD in September of classic Bossa tunes with Sydnei Carvalho and Roberto Menescal. I always try to keep myself learning different styles outside of my own music. It all works together.


2-) Atualmente no seu tempo livre o que tem estudado? Quais gêneros musicais e guitarristas tem escutado?

Tenho tocado bastante jazz ultimamente, para manter as ideias ativas e também para explorar coisas novas! Ano passado resolvi me aprofundar na Bossa Nova o que me levou a gravar um CD com os temas mais clássicos do gênero, esse trabalho produzi com o Sydnei Carvalho e o Roberto Menescal. Tento sempre aprender coisas diferentes fora aquilo que costumo tocar, por fim tudo trabalha de forma única.





3-) Do you know something about Brazilian guitar players? Could you mention some names?

I’m more aware of the music than I am of specific players. I have become good friends with Kiko Loureio and am really impressed by his playing which of course if heavily Brazillian influenced. He and I recently played together at Paul Gilbert’s Great Guitar Escape. We sat for an hour playing lots of great Bossa Nova tunes (he knows them all!). Of course I love the great Toninho Horta as well. I’m way more familial with the classic recordings of the brilliant Joao Gilberto, Tom Jobim and Elis Regina! I also have sooo many great Brazillian guitar friends like Sydnei Carvalho, Alex Martinho, Roger Franco, Edu Ardanuy, Ricardo Marins, Lari Basilo, Jonatha Bastos, Ricky Furlani and Juninho Afram to name a few!!!!


3-) Conhece alguma coisa sobre os guitarristas brasileiros? Poderia mencionar alguns nomes?

Estou mais por dentro da música do que especificamente dos músicos em questão! Fiquei muito amigo do Kiko Loureiro, é realmente impressionante a forma como ele toca e as grandes influências brasileiras presentes em suas composições. Estivemos juntos recentemente em um evento de guitarra organizado pelo Paul Gilbert. Ficamos ali por uma hora tocando alguns temas! É incrível como ele conhece todos! Também curto muto Toninho Horta, gosto mais dos temas clássicos de João Gilberto, Tom Jobim e Elis Regina! Também posso citar alguns guitarristas que por fim se tornaram grandes amigos como, Sydnei Carvalho, Alex Martinho, Roger Franco, Edu Ardanuy, Ricardo Marins, Lari Basilio, Jonatha Bastos, Ricky Furlani e Juninho Afram!!!!





4-) Talking about brazilian music, you visited Brazil several times for clinics and workshops, even have some friends here. When you discovery brazilian music? What do you think about this kind of music? And how brazilian music helped you developing as a musician?

I first heard Brazillian music as a child in my parent’s record collection, though I didn’t realize it was Brazillian until years later when I started taking lessons and playing jazz. My first guitar teacher when I was 16 exposed me to lots of great music and artists such as barney Kessel and Oscar Peterson who were incoporating brazillian music in their repertoire in the 1960s and 70s. I then became a big fan of Pat Metheny who is clearly very influneced by Brazillian music and particularly Toninho Horta. So my initial influence was all second hand until recently when I really began stuying Bossa Nova and went back to all the original recordings and artists such as Joao Gilberto, Jobim, Menescal, Lyra etc. I am in love with Brazillian music and I know there is so much more for me to discover!


4-) Falando sobre música brasileira, você visitou o país por muitas vezes para fazer alguns shows e workshops, até fez alguns amigos por aqui. Quando que você descobriu a música brasileira? E como esse gênero ajudou você a se desenvolver como músico?

A primeira vez que me lembro de ter contato com a música brasileira foi quando eu era criança através dos inúmeros discos dos meus pais, inicialmente não sabia que aquilo era música brasileira! Apenas alguns anos após isso quando eu já estava estudando guitarra, meu professor me mostrou inúmeros músicos de jazz como Barney Kessel e Oscar Peterson que incorporavam elementos de música brasileira em seus repertórios nos anos sessenta e setenta, na época eu tinha por volta de dezesseis anos e gostava muito de Pat Metheny o qual claramente é muito influenciado pela música brasileira especificamente por Toninho Horta, logo minhas primeiras influências nesse gênero até então eram referências secundárias até eu começar a me aprofundar em Bossa Nova, então me voltei as principais referências na Bossa Nova como João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra e muitos outros! Estou vislumbrado pela música brasileira, e sei que ainda há muito para aprender.





5-) About your gear, what do you use in studios and stages? Have many differences between them?

My main live gear as well as studio gear always begins with my original Ibanez AT100 prototype guitar and Mesa Boogie Lone Star amplifier. In addition, I always have these pedals on my pedalboard: JHS @ (AT) signature drive, Carl Martin signature Compressor, Strymon Timeline Delay, Xotic BB Preamp, GNI signature Multi Fuzz, GNI Chorus and Keeley modded Boss Blues Driver. In the studio, these main items can be ammended in many ways. Guitars used on the new ATB record in addtion to my Ibanez: 1960 Strat, 1968 Tele, 1966 Mosrite Ventures, 1995 Les Paul, Pete Townshend SG Special, 1965 Strat, 1966 Rickenbacker 12-string, Marshall amps, Fender amps...LOTS of different pedals.


5-) Sobre equipamento musical, O que tem usado em estúdios e palcos? Costuma variar muito entre ambas situações?

Meus principais equipamentos sejam em estúdio ou ao vivo começam com meu modelo da Ibanez, (AT100) e amplificadores Mesa Boogie, especificamente o modelo Lone Star, também acabo usando alguns pedais, no meu pedalboard sempre uso: JHS @ Signature Drive, Carl Martin Signature Compressor, Strymon Timeline Delay, Xotic BB Preamp, GNI Signature Multi Fuzz, NIG Chorus e um Blues Drive da Boss o qual foi modificado. Em estúdio esses itens podem ser alterados de inúmeras maneiras, nas gravações mais recentes além do meu modelo assinado da Ibanes também usei agumas satratocaster, telecasters e Les Pauls da década de 60, uma SG Special Pete Townshend, uma Rickenbacker de doze cordas, amplificadores Marshall e Fender e inúmeros pedais.





6-) About new projects, you have worked extensively with Brazilian musicians and producers. Are you recording or planning something new whit these guys?

YES! Sydnei Carvalho and I just finished a new CD called ´Bossa Hits` that should be released later this year. Roberto Menescal produced and also played guitar...it was a dream to work with him. A true master in the studio. I hope we do many more projects together!
Of course, right now I am focusede on the upcoming release (Sept. 30th 2016) of the new Andy Timmons band CD, ´Theme From A Perfect World`. It is our first CD in 5 years and we are very proud of it!


6-) Sobre novos projetos, você tem trabalhado bastante com músicos e produtores brasileiros. Está gravando ou planejando alguma coisa nova com esse pessoal?

Sim! Eu e Sydney Carvalho estamos finalizando um novo CD chamado ´Bossa Hits`que deverá ser lançado ainda esse ano. O Roberto Mensescal produziu e também tocou em algumas faixas! Foi uma grande conquista trabalhar com ele! Um verdadeiro mestre dentro do estúdio, espero que tenhamos muitos outros trabalhos juntos.
Também estou focado no lançamento (30 de Setembro) do meu novo álbum solo intitulado ´Theme From  A Perfect World` o primeiro em cinco anos, e estou muito orgulhoso disso.




7-) Now a days, we have internet and softwares working so close to the professional music, MP3 files, videos, twitter, facebook, and something like that. What do you think about it, and when it helps us to increase our works?

So much to consider here, but overall I think the internet is a positive thing as long as it doesnt replace the idea that music is always better when players are in the same room! Is has increased the exposure potentional for musicians anywhere in the world. You just have to have something truly great and unique to rise above the extreme volume of everything else.


7-) Atualmente, temos a internet e os softwares trabalhando intensamente com a música profissional, Arquivos em MP3, redes sociais e outros. O que pensa sobre? E como isso nos ajuda a divulgar nossos trabalhos?

Bastante coisas a se considerar nesses ponto! Acima de tudo vejo a internet como um fator positivo, porém nada pode substituir a ideia de que a música é sempre melhor feita em banda e ao vivo! Com certeza aumentou o potencial de exposição de todos os músicos em qualquer canto do mundo! Você apenas deve ter em mãos algo que você acredite e que seja uma ideia única e original e por fim colocar isso para frente!





8-) To finish, we would like to thank you so much for this interview! And ask you to give a short message for your fans, Guitar Tech´s readers and all Brazilians guitar players.
Message? Listen to music! Truly listen. Play music! Truly play music!!!

8-) Para terminar gostaríamos de agradecer pela entrevista! E pedir que deixe uma mensagem para os leitores, para seus fãs e para os guitarristas brasileiros!
Mensagem!? Escutem música! Escutem música de verdade! E toquem de forma sincera!




ROCK!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário