28 de outubro de 2016

Papo no Backstage :: Música, Matemática e as melhores maneiras de conduzir seu aprendizado!


Olá Meus caros amigos!

Novamente aqui em nossa coluna "Papo no Backstage", sempre com um tema legal para  discutirmos sobre! Esses dias eu estava pensando sobre nosso processo pedagógico de ensino! Enfim, pensando que a maneira como lidamos com o conhecimento pode nos limitar!






Isso é sério cara... Parece loucura mas sim, há um consenso! Eu passei anos pesquisando a melhor didática, os melhores caminhos para elaborar meus métodos de guitarra, com os anos consegui chegar em um resultado eficiente!

Enquanto eu criava meus materiais e adquiria experiência com as aulas de guitarra, sempre pensava como poderia melhorar minha didática, dia à dia, sempre há como ser melhor, não há desculpas para ficar parado no tempo!

Meu principal conceito sempre foi: Objetividade! É legal ensinar dessa forma, porém uma vez me peguei pensando... Será que as infindáveis escalas, acordes e campos harmônicos que ando trabalhando com o pessoal, será que na verdade eu estou ensinando ou de uma certa forma os limitando!?

Uma dúvida delicada!!! Passei meses pensado sobre, até realmente concluir que... Sim!!!! Dependendo de como você ensina você acaba concentrando o conteúdo de uma única forma! Não estava eu ensinando errado, apenas minha maneira de me "comunicar" com os alunos que poderia ser melhor!

As vezes a gente vai passando o conteúdo, "Olha é assim, é por aqui, esse é o acorde, essa é a escala" ou seja a gente literalmente "entrega o conteúdo ao aluno"! Isso não está errado, com um aluno iniciante que não tem nenhuma experiência com música de fato é assim que tem que ser, porém com os alunos mais experientes é importante que você deixe-os pensar mais sobre as coisas!

Claro! Você não vai jogar o conteúdo na mesa e mandar o o cara se virar, você vai demonstrar, vai explicar tudo da forma mais correta possível, mas sempre esteja em alerta, as vezes você pode estar inibindo o raciocínio do seu aluno, enquanto você explica, procure envolvê-lo na conversa, traga ele mais próximo do conteúdo, estabeleça uma linha de raciocínio, faça-o pensar! Não somente entregue os acordes e escalas, envolva o aluno no conteúdo, ensine-o a pensar, você formará um aluno mais crítico, até mesmo mais criativo!

Isso me faz lembrar também da minha batalha na adolescência com a matemática! Eu era terrível! Notas baixas, sempre indo mal nas matérias, e isso me desanimava para estudar! Tal problema culminou até eu começar a estudar música, repentinamente as coisas mudaram, minhas notas melhoraram e eu passei a entender Matemática, Física e afins, eu acabava entendendo essas matérias através da música, pois na música lidamos constantemente com a matemática, hoje no caso sou guitarrista de metal, e vejo que o heavy metal, principalmente a vertente progressiva da coisa é extremamente matemático, extremamente lógico, e isso é fantástico, a maneira de se estudar, compassos compostos e Odd Measures, tudo isso é uma parte muito rica da música.

Me lembro que meu pai tentava me explicar matemática, os professores sempre traziam minhas provas, a maioria com notas vermelhas, me encaravam com um olhar de reprovação e eu sempre me apequenava diante de tal situação!

Mas de fato pareceu um milagre! Do nada a minha maneira de enxergar as coisas mudou, a música cientificamente comprovado lida com variadas funções cognitivas, é facilmente perceptível um lado mais interpretativo e também uma parte lógica, há uma parte da música que você vai sentar e ter que  executar nos mínimos detalhes uma peça musical, esse é o raciocínio lógico, interpretar as figuras rítmicas, puramente matemática, porém também há momentos de interpretação, composição e improvisação, onde sua criatividade está ativa! Música é mágica!

Pois então! Quem disse que a matemática não pode ser interpretada? É exatamente aí "aonde está o X" da coisa, de uma forma ou outra eu encontrei através da música uma maneira de interpretar minhas dificuldades e resolve-las, isso de fato mudou minha vida!

Já tive alunos que tinham dificuldades na escola, mas que me mostravam pinturas, desenhos, enfim, alguma manifestação artística genial! Engraçado isso! Me faz pensar um pouco sobre o regime didático das escolas! Será que estamos no caminho certo!? Passei oito anos da minha vida em um colégio de padre e cada um tinha um R.A., ou seja um número, éramos catalogados, após isso cursei o colegial em outra escola da cidade com uma visão e filosofia muito mais avançada, hoje em dia essa escola é uma referência de ensino e aprovação em vestibulares, a escola de padre com seus  fatídicos R.A.s, nunca nem se quer falou sobre os feitos de seus alunos! Acho que todos nascemos artistas, semanas atrás encontrei meus desenhos de quando criança, umas coisas bizarras, carros estranhos, pessoas estranhas também! Rsss... Mas é engraçado, que interpretando os desenhos, não mais tenho aquele tipo de criatividade! Interessante, as mesmas mãos que tocaram aquele papel vinte e tantos anos atrás segurando o mesmo desenho novamente, é como voltar no tempo e entender que de uma forma ou outra somos sim catalogados, e vejo que são poucas as instituições de ensino que estão abertas a entender aluno por aluno, do mais encontramos um padrão de ensino, que dita a regra para a maioria, alguns não se encaixarão nisso, e terão problemas, desanimarão, desistirão de lutar por algo que acredita que possam fazer bem feito!

Vejo as novas gerações passando cerca de oito horas dentro das escolas!!! Cara... são crianças, a gente já se cansa de um extenso dia de trabalho, imagine uma criança!? Tudo isso é um grave efeito de que as famílias atualmente não ficam mais juntas, não se conversam mais, os pais deixam os filhos o dia inteiro na escola pois precisam trabalhar, atualmente precisamos trabalhar mais para render o mínimo de uma vida digna para nossos filhos (saúde, educação, transporte), talvez muitos pais nem conheçam seus filhos, pode ser que eles nem saibam como está a vida da criança, se ela está feliz ou não, ou se está tendo um aprendizado decente! O que vocês querem com oito horas de escola? Apenas enclausurar a molecada?! Não sou contra essa carga horária, mas ela precisa ser melhor aproveitada, aulas de música, dança, teatro, ter mais esportes e dar um bom suporte para tudo isso, me lembro que a aula de Educação Física na minha época era um mero subterfúgio para não fazer nada durante uma hora! Isso está errado! Precisamos entender o aluno, direcionar seu aprendizado, deixar ele descobrir as coisas, aprender pelo amor e não por obrigação! Provas! Por que querem que uma criança de oito anos prove alguma coisa? Essa é a nossa vida? Passar todo o nosso tempo provando algo para os outros? É isso que somos cobrados!? Enquanto isso matamos os nossos sonhos, não estamos provando nada para nós mesmos! Criamos uma concorrência com o nada, escolhemos uma profissão de forma prematura, por que você já tem 17 anos você precisa escolher uma profissão! E aí o que você escolhe? A escola fala uma coisa, sua família outra! E você de fato não quer nada disso! A função da arte é deixar a pessoa se auto conhecer, é permitir que ela se encontre, é ensinar ela lidar consigo mesma, amadurecer para suas decisões, para depois entender o outro. Não somos ensinados a se entender, por isso há conflitos, há a mediocridade, há pessoas tristes, desanimadas e depressivas, o mundo nunca teve tantos casos de depressão como atualmente! Todos nós somos artistas, negar a arte é negar o amor por você mesmo, negar a arte é não se permitir a vida, seja como profissão seja como hobby o ser humano sempre teve tendências artísticas, mas parece que estão querendo matar tudo isso!

Minha relação com a música é praticamente de gratidão por indiretamente me espelhar o mundo e me fazer enxergar as coisas através de uma outra ótica, trabalhar com arte é incorporar o mundo (seja lá o que ele for) para depois se exteriorizar à ele! Quantas pessoas estão por aí vagando sem sentido algum? Sem saber ao certo o que estão fazendo aqui! Sempre nessa árdua e mesquinha necessidade de ser "alguém" na vida! Mas quem é esse alguém que você está querendo ser? O estudo não é apenas uma titulação, o estudo há de ser uma experiência de vida! Somos ensinados a estudar por obrigação! Sempre desde sempre...somos designados à provar algo! E o que estamos provando hoje em dia!? Nesse conceito biltre, esquecemos de mostrar a nós mesmo quem realmente somos, como você vai lidar com o outro? Sendo que você não sabe lidar com você mesmo? Está tudo errado! Há muita coisa para se repensar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário