6 de outubro de 2016

Papo No Backstage :: O Erro!


Boa Noite caros leitores!!!!

Estava eu aqui criando coragem para escrever algo no blog, coloquei um som legal de uma das minhas bandas favoritas (Dream Theater!) Na hora veio a animação e empolgação para dividir com vocês algumas experiências dessa vida aventureira de músico/ guitarrista!

Um pouco cansado de um dia bem corrido, preenchido por um ensaio, horas de trabalho na frente do computador, uma leve corrida para manter o pique da vida, uma passada no veterinário para vacinar o gato  que cresce sadio e sapeca!

Mas vamos lá... Algumas ideias, um bom bate papo!! Hoje vamos falar da importância do erro na formação do seu caráter profissional e pessoal!





Quem aqui gosta de errar né? Acredito que ninguém! Mas acredito e sempre falo, tudo nessa vida possui um aspecto positivo não é mesmo! Olhando através da boa ótica da coisa, errar é fundamental para o seu crescimento!

Todos erram, seja como pessoa seja como profissional! Até mesmo nossos amigos do Dream Theater!!! Rsss... E muitos outros grandes artistas que são reverenciados mundo à fora, mas que passam horas enclausurados em estúdio sempre procurando melhores resultados!

Assim como todo músico sempre procuro melhorar minhas performances e chegar o mais perto daquele ponto que ilusoriamente achamos que um dia vamos chegar.... a chamada perfeição... Ok! Nunca seremos perfeitos... mas é essencial estar nessa busca, a perfeição é um ponto cego e a busca por ela uma meta!

Ultimamente no meu trabalho tenho convivido muito com isso, as gravações do meu CD instrumental seguem milhas por hora! e tudo está funcionando de maneira além do satisfatório! Estamos obtendo resultados incríveis! Mas tudo isso me leva a pensar na aventura de ser músico, nas inúmeras horas que passamos ensaiando para chegar em um take humanamente perfeito, a incrível doação que devemos ter para conseguir o melhor resultado em tudo! Todos os arranjos, a devida importância para todos os fragmentos, todas as notas, a preocupação com os mínimos dos mínimos detalhes fazem parte de nossa profissão, nos preocupam, nos fazem buscar melhores resultados!

Há dias que rolo na cama, de maneira ávida sempre preocupado e atento com os meus afazeres profissionais e a busca por melhores desempenhos em novas experiencias! E nessas experiencias conseguir extrair o melhor da minha capacidade! O que não é fácil! Estar de frente com aquilo que você está fazendo pela primeira vez, tendo a cobrança de conseguir um ótimo resultado, pois o tal trabalho vai rodar o país todo! Encrenca! Há sempre uma dose de nervosismo e insegurança!

Nesses dias eu passei por isso! Um novo momento! Um novo trabalho! Uma grande chance.... Essa é a parte "rosa" das coisas.... a parte negra.... 13 horas de gravação, inúmeras coisas para falar, inúmeras coisas para tocar... e um ser extremamente autocrítico e acima de tudo a preocupação em fazer uma excelente performance!! Não pode ser bom e nem ótimo, há de ser excelente, não importa o quanto eu tenha que ralar!

Enfim.. o dia rolou... as gravações aconteceram!!! Eu me preocupo com todos os detalhes... uma gravação seja em vídeo ou áudio é algo que se eterniza... então há de ter uma dose extrema de profissionalismo nisso! Na semana das gravações procuro dormir corretamente (na medida do possível!) me alimentar de acordo, não cometer nenhum excesso seja lá qual for, para que eu esteja lá.. fisicamente e mentalmente na minha melhor condição, eu sei que eu vou me cobrar... e eu sei que isso prejudica minha performance... então adotei como meta.. e preparar sempre em 130% assim posso garantir bons resultados!

Enfim saí do estúdio meio voando na vida, muito cansado, minha cabeça parecia um balão.... Rssss!!! Incrível como ao cruzar a porta para fora do estúdio eu já estava pensando nas coisas que eu errei e como poderia melhorar!

Depois recebi todo o material... umas 8 horas de gravação (material líquido) 170 giga bytes para analisar! Na verdade peguei três dias distante de todo esse material, assim consigo trabalhar com uma mente mais equilibrada, vamos assim dizer! Eu estava com um certo receio de me encarar frente-à-frente ao computador e ver o tanto de erro que eu havia cometido! Hahaha!!! Enfim... esperar uns dias para fazer a seleção de imagens e áudios é sempre bom, para você "esquecer" a tensão que foi o momento e ter uma análise mais imparcial!

Sim... Houveram erros.... mas também não parei enquanto não deixasse ali uma versão digna do meu potencial! Ok... Sim!! Eu gravei um único solo mais de 50 vezes... Mas eu cheguei em um take satisfatório!

Assistindo tudo aquilo, pude me divertir com os erros, rir de umas piadas descontraídas, ficar feliz em saber que após trinta erros veio um acerto e era de fato isso que eu estava procurando! Um acerto! Não importa quantos erros tenho que ter.. eu preciso de um acerto! Engraçado essa vida né... Pensei também.... em estúdio é isso... você erra cem vezes pra no fim acertar uma.... Eta vida Ingrata!!! Mas que eu amo! Rs...

No fim tudo deu certo! Consegui resultados incríveis! Novas histórias, novas experiencias! Com o tempo vou desencanando e aceitando que o erro faz parte da minha vida.... Me lembro o primeiro show que fiz, aquela sensação... O que eu estou fazendo aqui?! Mas no fim é bom! Sempre tiro boas lições de tudo! Um erro nunca pode ser levado para o lado pessoal seja ele qual for, é sempre um crescimento! Ando me vendo rotineiramente encarando novos desafios e sempre a mesma coisa, sempre a mesma preocupação, sempre as mesmas encanações, noites sem dormir, penso isso, penso aquilo, mudo uma coisa ou outra, enfim... eu nunca vou perder uma única oportunidade de crescer, eu prometi isso à mim mesmo quando comecei nessa profissão, já ciente dos inúmeros desafios, mas prometi nunca fraquejar, de fato sou meu pior inimigo, meu pior juiz, mas sigo tendo meus progressos e fico muito feliz com isso! Olho para trás já há um caminho trilhado... olho para frente uma estrada maior ainda e muitas coisas irão acontecer... eu irei deitar e ficar olhando para o teto de olhos arregalados quantas vezes for necessário, pensando em como será o dia de amanhã, mas sempre aceitarei um novo desafio, a única maneira de nos destacarmos é fazendo coisas únicas e isso realmente dá trabalho!!! Um abraço meus amigos!!!!


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário