2 de novembro de 2016

Dicas Rápidas :: Esteja atualizado! O mercado musical exige isso de você


Salve, Salve!!! Queridos amigos do Guitar Tech!!!

Como vão todos!? Espero que tudo esteja bem com vocês!! Mais uma dica rápida, ou nem tão rápida assim, já que eu nunca consigo escrever, ou falar pouco!! Rssss....

Hoje eu estava pensando sobre a importância de estarmos sempre atualizados nos rumos de mercado que o ramo que atuamos segue! Acredito que isso sirva na verdade para qualquer profissão! E para qualquer segmento! Já que profissão e segmento são coisas diferentes!





Eu sou um cara que tento me manter sempre atualizado, ao máximo possível e isso não é fácil! Se manter atual realmente é uma tarefa intrincada, ainda mais nessa demanda absurda de produções artísticas que andamos tendo! Óbvio! Claro... Seria muito legal se pudéssemos estar atento à tudo que está sendo lançado, de Djent Metal à Bossa Nova! Mas isso de fato é quase infactível nos dias de hoje com a grande carga de compromissos que um músico pode ter!

A primeira dica! Seja específico! Acho muito legal essa galera que domina inúmeros segmentos musicais com clareza, porém nesse momento da minha carreira prefiro ser bem específico e direcionar minhas atuações para aquilo que estou produzindo, estudei outras coisas, até toco outros segmentos, mas de acordo com as minhas características e de acordo com o atual momento ser especifico tem sido a palavra!

Dessa forma você trabalha direcionado e obviamente tem mais chances de ter bons progressos!

Próxima dica... Defina seus ramos de atuação!! Para que você não fique meio perdido, defina como os segmentos de atuação e também ao que isso engloba! Minhas atuações no momento é a área didática, artística e internet, elas interagem entre si, na área de eventos não tenho atuado tanto, minha banda tem feito mais eventos fechados! Na parte de ensino musical vejo que está havendo uma proximidade muito forte com a internet, cursos em vídeos, pequenas vídeo aulas promocionais para o youtube, essas são as tendências que tenho presenciado, estou nesse meio, estamos produzindo alguns cursos e de fato esse é o caminho do ensino musical em alguns anos, se manter atualizado não é somente estar acompanhando essas tendências! Isso é sua obrigação enquanto profissional, você já tem que estar atento para daqui há uns dez anos, sempre pense uma década à frente do momento em que estamos vivendo, pense também nas objeções de mercado que podemos ter, e nas próximas alternativas quando esse mercado saturar!

Pensar anos à frente é importante para ir já idealizando o próximo passo, o que fazer em anos futuros, como agir quando esse mercado precisar de uma mudança.

Em termos de produção artística vejo a coisa mais densa, vamos assim caracterizar! Aquilo que falei no início do artigo, em 2016 com tantas possibilidades de stream a galera está lançando coisa pra caramba! Então... Direcione-se!!!

E vamos parar com essa choradeira lá de mil novecentos e guaraná com rolha que a industria musical está fadada ao insucesso, que não viabiliza mais lançar as coisas. Em uma análise geral nunca tivemos tantos lançamentos como nessa segunda década dos anos 2000!

As novas possibilidades de mercado (streamings) gerou inúmeras novas possibilidades e todas elas muito favoráveis aos artistas, basta aproveitar tudo isso!

No segmento de produção musical podemos pensar sobre a tecnologia e a internet também, vejo a tecnologia muito direcionada a produção e vejo a internet atuando de forma muito legal na pós produção! Durante uma pré produção aos artefatos tecnológicos também ajudam bastante!

Direcionando ao meu ramo de atuação (prog metal/ instrumental) vejo uma galera vindo muito forte aí! Produções europeias e americanas extremamente magníficas! Tudo muito bem feito, tudo muito bem direcionado, a galera usando equipamentos de última geração nas produções trazendo coisas impecáveis, e usando a internet e os streams da forma mais profissional possível, conceitos de marketing totalmente inteligentes e inovadores, uma maneira muito profissional de se posicionar no mercado e espalhar suas produções nas mais variadas plataformas! Genial tudo isso!

Porém também vejo muita gente presa lá na década de 80!! Caras... estamos quase há 40 anos pra frente disso! A gente não pode mais se espelhar nisso! Sim! Foi uma década muito "fértil" nas produções de música pesada, mas o mercado mudou e muito! com essa questão da internet as coisas são muito virais, o mercado muda de dois em dois anos, a cada produção um novo posicionamento, o negócio é sério mesmo! Já não temos um mercado tão sólido como em mil novecentos e alguma coisa!!! Não da mais para pensar assim! Cito algumas bandas que atualmente estão detonando em termos de produção!!! Polyphia, Animals As Leaders, Tesseract, Meshuggah e Periphery, a tal vertente "Djent" Caracas... as produções e o posicionamento de mercado desses caras são extremamente f****!!!! Tudo muito bem feito! É nítido que os caras se preocupam e estão atentos à todos os detalhes! Todos os detalhes mesmo! Desde o acorde X até a cor da meia usada no clipe! Sim... As coisas são assim! Ou faz bem feito e tem uma produção de primeiro mundo, ou faça de qualquer jeito e continue sendo uma banda de bar!

Esses caras representam uma "nova" vertente do progressivo que é o Djent Metal! Nova entre parenteses por que não é tão novo assim né! Novo é na cabeça do pessoal que não anda se atualizando, o Djent já está no mercado musical há 30 anos, o primeiro representante foi o Meshuggah com sua primeira produção assinada em 1987! Não digo nem que é uma vertente do progressivo, digo eu que o Meshugahh é uma somatória de elementos... do prog do death metal e do thrash! É nítido isso no som dos caras, pois é! O problema é que muito músico de metal não tem nem ideia do que é isso, o cara nunca ouviu nem se quer falar de Djent Metal!!! O cara está lá, enfrascado na década de 80, achando que o Iron e o Metallica ainda são as principais referências de produção! Não dá né gente!!!

O Djent hoje não é uma tendência, nem muito menos uma promessa o Animals as Leaders e o Tesseract não estão produzindo o que estão produzindo à toa! O Periphery não está no mercado por estar! O Djent hoje é o resultado de inúmeros elementos que estiveram em fase de experimentação entre, sei lá... 1990 até 2005 e hoje chegou ao mainstream certo!? Da mesma forma que o Iron foi o resultado na década de 80 de inúmeras produções entre 1950 até 1975! Compreendem a ideia!!??

E é muito importante a gente ficar espertos, por que os caras estão vindo aí, a galera do Polyphia tem no máximo 25 anos e as produções dos caras são muito boas, o Animals as Leaders também é uma banda jovem e é absurdo! É atemporal, os caras estão fazendo um som hoje que talvez só vai ser compreendido em 2040 e eu não estou exagerando, infelizmente o ser humano é sempre muito recluso somente na sua ideia, isso não pode!

Não é por que você já está no mercado há mais de duas décadas que pode se dar ao luxo de se acomodar, os que se acomodam ficam para trás, precisamos estar sempre atualizados! Sempre! Cito o exemplo do Korn, banda de New Metal da década de 90, com mais de 20 anos de estrada, lançando cd novo, musicalidade totalmente repaginada, não se repetiram em nenhum momento da produção, não estão reciclado elementos já usados como muita banda faz, algo totalmente novo! E muito bom de se ouvir! Produção na mais alta qualidade!!! Você combinar esses elementos... Histórico da banda e produções já feitas, inovação, tendências de mercado, segmento musical, música e produção, novos elementos, necessidade de não se reciclar e transformar isso em música, em produto de fato não é nada fácil, muito louvável o trampo desses caras e outros artistas por aí também!

Prestem sempre a atenção no segmento que você está atuando, sempre fique alerta aos lançamentos, pense daqui há uma década, pensar só no hoje em termos de mercado musical é muita inocência, preste muita atenção nos elementos e recurso que os caras estão usando, se ligue no timbre e nas sonoridades finais dessa produção! Se atente ao seu trabalho veja se ele é algo inovador ou só mais uma cópia de algo já mastigado pelo mercado em décadas passadas, por que se for assim nem perca seu tempo e dinheiro para lançar algo que já foi feito, analise as novas produções e veja onde a sua em termos de qualidade e inovação, onde ela pode se encaixar! Abraço à todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário