10 de janeiro de 2017

Os 5 Conceitos :: Improvisação Modal


Salve! Salve!! Meu Povo!!! Passando mais uma vez por aqui para deixar algumas dicas legais para vocês! Mais comum no jazz e no fusion a improvisação modal se caracteriza por ser uma maneira mais 'racional' de se improvisar, embora muitos torçam o nariz dizendo que é um tipo de música muito matemática e tudo mais! Acredito que há muita coisa legal que podemos fazer através das modulações harmônicas! Sempre importante enfatizar que um bom solo começa por uma boa harmonia! Importante entender também o que significa o conceito Modos na música! Tudo que se refere aos modos está relacionado com as funções dos acordes, resolvi escrever um artigo sobre, pois sei que esse tema é um tabu na cabeça da maioria dos guitarristas!!!! Segue então cinco dicas muito legais, para você trabalhar as improvisações modais da forma mais musical possível!!!







1-) Pense nas Tônicas!

De fato o improviso modal é algo que exige um raciocínio mais elaborado e dificilmente alguém consegue se dar bem nessa ideia logo nas primeiras tentativas, por isso devemos ser modestos! Não adianta abordar muitas informações se seu raciocínio ainda não está preparado para por em prática tudo o que você quer! Inicialmente pense nas tônicas! aborde uma harmonia de uma determinada composição e despretensiosamente toque as tônicas de cada acorde.... em qualquer corda! Você pode até variar a altura da nota caso você passe mais de uma vez por um determinado acorde! Além de ajudar você a se localizar melhor na harmonia, também é um ótimo exercício de memorização das notas no braço do instrumento!



2-) Aborde também as terças e quintas!

Feito o primeiro exercício é hora de trabalhar de forma mais concentrada, considerando a mesma harmônia, toque além das tônicas as terças e também as quintas! Aqui já temos um raciocínio mais elaborado, a formação básica da tríade já define a função de cada acorde, trabalhando essas três notas você acaba tendo que pensar de uma forma mais concentrada nos intervalos de cada acordes da harmonia que você está trabalhando!



3-) Toque a Harmônia!

Isso lhe trará mais segurança ao improvisar, pois após ter estudado toda a harmônia, na hora da improvisação sua memória está mais ativa e fica mais fácil de raciocinar os movimentos dos acordes!



4-) Um bom conhecimento de compassos e andamento musical!

É na verdade um pré-requisito para que as coisas funcione de forma adequada, se você não conseguir entender com clareza os movimentos da harmonia, quanto dura cada compasso, qual a divisão rítmica que está sendo usada e qual a fórmula do compasso provavelmente você terá problemas no momento em que for trabalhar sua improvisação, estude bastante com o metrônomo, treine bastante percepção para que seu ouvido fique mais sensível aos movimentos de acordes, treine em diversos andamentos e procure fórmulas de compassos diferenciadas!



5-) Mapeie o braço do instrumento! 

Essa dica é mais válida para aqueles que estão mais práticos nesse tipo de improviso! Não tem jeito! Chega uma hora que não tem como escapar dessa ideia, a medida que você aumenta o número de informações atribuídas nas suas sonoridades será necessário trabalhar de forma mais organizada, defina as escalas, shapes e licks por regiões, isso te ajudará a ter um raciocínio mais amplo e mais organizado!!! Valeu pessoal!!! Espero que gostem! Abraço á todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário