18 de abril de 2017

Papo no Backstage :: A Crítica Covarde!

Olá meus caros amigos! Como vão todos vocês?

Tem ficado cada vez mais difícil eu encontrar uns minutos para escrever algo no blog! Rsss... Tudo rolando da forma mais frenética possível... E eu gosto disso!

Ocupar a mente se concentrar em coisas boas, ocupar seu dia com seu trabalho e seus hobbies é muito saudável! Tal fator não foge da temática de hoje!

A Crítica Covarde! O que quero dizer com isso? Se você é músico, artista de forma geral você deve saber, ou pelo menos ter uma certa impressão do que irei falar hoje!





Quando trabalhamos com arte, trabalhamos para entreter culturalmente as pessoas, logo nosso trabalho é fruto da apreciação de um público.... Pois bem... Eu disse... Apreciação... Não julgamento!

O problema é que as vezes uma parcela do público não se contenta em se comportar como público e quer se colocar na função de um crítico! Um crítico especializado em porcaria nenhuma!

Sim... Algumas coisas me motivaram a escrever sobre... Não!! Não recebi nenhum comentário desagradável em redes sociais ou aqui no blog! (Mas sei que isso rola muito!)

Mas meu irmão estava comentando sobre um caso semelhante... Eu também lembrei de um amigo que postou um vídeo amador de um ensaio... dizendo que era apenas um vídeo amador e teve gente fazendo a maior análise crítica do treco como se fosse o mais especializado dos críticos!

Particularmente eu não curto muito essa questão de crítico musical, crítico artístico! Para mim um crítico é aquele cara que sempre quis fazer o que você está fazendo, mas nunca teve capacidade para... Então se coloca no papel de "crítico", seja qual segmento for!

"Ah! Não.... Mas o fulano é um crítico especializado.... entende do assunto!" Ok! Então crie alguma coisa... Saia desse papel nojento de ficar avaliando... contextualizando a arte... por que isso não tem o menor fundamento.... Apenas na minha opinião claro!

Um outro fato é o papel das redes sociais nos dias de hoje! Eu felizmente não tenho tempo de entrar nas redes sociais para ficar lendo o tanto de porcaria que lá é colocada... Eu até acredito que... a necessidade de  exteriorizar tudo o que acontece em sua vida nas redes sociais é um princípio de demência.... As pessoas que possuem tal hábito deveriam procurar uma orientação médica urgente! Isso não é saudável! Não é mesmo! Sem fugir da minha temática.. Claro que as redes sociais influenciam muito nesse conceito que estamos conversando! Pois é muito cômodo! (E nós gostamos de comodidade!) Você está sentado na frente do seu computador... apenas digita um comentário... sem fundamento, embasamento e/ou conhecimento e aperta o enter!

Essa é a crítica covarde.... Aquele que se transforma em uma digníssima fera na frente da tela do PC... Mas devidamente não passa de um simples covarde!

Claro!!! No blog já tive inúmeras situações desagradáveis.... comentários pesados... e muitas vezes errado da parte do público... às vezes a ânsia é tão grande que o cara atropela a próprio ignorância! Sempre levei muito na boa isso... Às vezes a pessoa teve um dia ruim... e quis descontar a raiva em algo.... brigou com a namorada... levou esporro o dia todo no trabalho! Não é certo... mas de fato é insignificante!

O problema é que no geral a internet permite isso... Uma certa parcela do público que não sabe se comportar como público! O público ele diz... Gostei ou não gostei! Simples!!! O papel de "criticar", o que eu já acho uma grande porcaria é função de outras pessoas! Esse tipo de ação atrapalha um pouco o trabalho do artista!

O problema é que eu vejo o mundo caminhando para um individualismo sem tamanho... Na minha visão isso é doença... Ir à um lugar tirar foto do seu próprio rosto, do seu prato de comida, do seu tênis novo... na minha concepção é uma doença! Mas é bom se esquivar do convívio social... É confortável estar no nosso mundinho rosa.. onde tudo acontece da forma que queremos... é confortável... mas também é doentio! Porém queremos a atenção... queremos estar presos em nossas irrealidades.. mas queremos a atenção alheia... como efeito.. temos esse monte de babaquices... As pessoas clamam desesperadamente por atenção nas redes sociais... postam coisas... comentam algo que elas não sabem... apenas para intrigar... apenas para chamar a atenção... Ruim não!? A razão de tudo isso é a frustração.... pessoas que não gostam do seu trabalho.. pessoas incompetentes que não conseguem dar um passo à frente... a internet trás á tona tudo isso!

Às vezes o cara é genial...  E você criticou... muitas vezes com palavras pesadas.. por que seu modesto intelecto não permitiu entender o que estava se passando no trabalho do artista!

Eu mesmo... que trabalho com música há dez anos... estudo faz uns 15 anos.... quando vou à um show e vejo alguns erros, falhas... enfim.. algo errado que aconteceu... só penso (e nem comento!) não gostei ou gostei! As vezes o artista não está no seu melhor dia... Às vezes ele está com um filho doente, um pai enfermo, um problema para resolver em casa... e não conseguiu estar lá... nas suas melhores condições! Infelizmente o individualismo e a ignorância está sempre presente na cabeça de muitos de nós e em certos momentos fazemos críticas erradas... sobre um assunto o qual não temos o devido conhecimento... prejudicando o trabalho alheio e também mostrando aos outros que não possuímos nada mais que uma inteligência fraca e um comportamento egoísta! Abraços!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário