18 de abril de 2017

Papo no Backstage :: O Tal Music Business!


Olá Pessoal! Como vão todos!?

Mais um bate-papo aqui! E isso é muito legal!! Um dia bem produtivo... Sobrou um tempinho para trazer alguns assuntos importantes para vocês!

Uma conceito muuuuuuuito explorado nos últimos dois anos!!!! Conceitos de mercado no mundo da música... Como ser um cara bem sucedido nesse meio? Como potencializar seus trabalhos? Como rentabilizar suas funções? Hoje tudo isso está em um foco muito alto!




E eu vejo como algo muito importante... Acredito que seja válido e positivo estarmos atentos à todos os conceitos de mercado em nossos trabalhos! É importante para se organizar e potencializar suas funções!

O problema é o uso que estamos fazendo disso! logo de princípio ninguém aqui está "inovando" no mercado musical... e logicamente você não é o mais novo gênio da industria musical só por que você sacou meio dúzia de táticas que fizeram você ganhar uns trocos por aí! A parada é diferente!

O business já rola na música há umas boas décadas... O mundo pop por exemplo... É conduzido dessa forma! E há produtores e assessores geniais colocando tudo isso para frente!! O Funk e o Rap que aqui no Brasil são usados como chacota (inclusive por muitos músicos) são segmentos musicais super organizados com produtores e assessores que realmente estudam e entendem bem pra caramba desse mercado, e posicionam seus artistas da forma mais correta no mercado! Claro que questão de gosto é uma particularidade, não estamos aqui discutindo isso! Assim como o gospel e também o sertanejo! Geralmente essa galera é muito organizada e potencializam muito bem os trabalhos! E isso é bom pois com um trabalho bem planejado você não queima um artista  e evita prejuízos!

Enfim!!! Isso já ocorre há muitas décadas antes do Kiko Loureiro ter lançado o curso de "Music Business". Não estou aqui criticando o cara... Jamais! Quem sou eu para isso!!! Uma das minhas principais referencias em quase tudo! E achei muito legal o curso dele... e importantíssimo ele ter trazido esses conhecimentos para nós! Geralmente o músico se preocupa muito com a questão artística e esquece a parte administrativa... O que também é um erro grave... o que o Kiko fez foi trazer para esse público geralmente artistas independentes, sem uma produção grande, alguns conhecimentos de mercado... e isso é muito bom.. ajuda a se posicionar melhor no mercado, organizar suas funções e até impor o devido respeito à um material ou trabalho artístico!

O problema é a forma que estamos recebendo isso! Vejo muita gente achando que vai mudar toda a realidade do mercado musical, revolucionar os conceitos de marketing artístico, só por que é um assunto atualmente muito em pauta! Calma!!!! Pés ao chão! Sempre! O Kiko é um cara privilegiado por ser um profissional de ponta... Mas o cara estudou décadas, investiu horrores, errou muito, teve muita dor de cabeça para chegar onde chegou! Hoje ele está onde está por méritos próprios e estando 'exposto' a essa nova realidade, lidando com grandes empresários, produtores e assessores, o cara foi adquirindo conhecimento e compartilhou isso com todos nós! Sim... Um cara para se ter como exemplo... de determinação, profissionalismo e ética!

Mas ele não chegou onde chegou somente com o conhecimento em MKT! Ele chegou por que é um cara determinado... profissional, cumpre com obrigações e horários, busca sempre progredir, foi pra fora do país, bancou e investiu em seus projetos, estudou quatro ou cinco idiomas, se mudou para Los Angeles! Não é só o marketing que ganha o jogo! É muito importante... Mas não existem milagres... Vejo que o artista quer algo que o coloque para frente, busca sempre um atalho.. Porém o que faz sua carreira acontecer é a vivência... É se aplicar diariamente... buscar o progresso... estar sempre se incomodando com algo... Buscando coisas melhores! Respeitar seus colegas, ser um profissional ético e cumprir com o combinado! O artista tem essa dificuldade de honrar com o que foi combinado! Cumprir agendas e horários! Muitos tem dificuldade com isso! Não é para ser assim!

As principais funções do marketing em seus trabalhos são as seguintes... Primeiramente mostrar à você mesmo quem você é! Ou seja determinar suas funções, assim a gente age de forma mais profissional e correta! Planejar sua carreira, determinar seus investimentos, para que você evite erros e prejuízos! Gerenciar suas ações profissionais... Evitar que você queime a largada em um lançamento por exemplo... Isso é muito importante, na ânsia de termos nossos trabalhos publicados, muitas vezes postamos coisas antes de estar pronto e queimamos a curiosidade do público, no marketing tudo é muito bem planejado... Há assessores que irão trabalhar nos seus lançamentos, a hora exata de compartilhar um lançamento e como fazer isso, determinar seu público, para que você tenha o máximo de aproveitamento na hora de colher os frutos dos seus lançamentos. Organizar sua carreira, estabelecer metas e direcionar um público para que você não fique trabalhando sem ter uma estrutura estabelecida.. Isso evita surpresas... às vezes o cara lança um material e tem um retorno muito inferior ao que ele queria... mas também... ele não fez um estudo de mercado! Queimou um trabalho! Contatos com produtoras, agências de show, elaboração de um booking, uma tour também faz parte desse contexto!

Enfim... O Marketing não é o que vai salvar sua carreira... vejo muitos caras se ludibriando por isso! E esquecendo do produto (música). O Marketing vai facilitar alguns caminhos, porém a gente só tem um caminho se estiver algo na bagagem, você não vai construir uma carreira sólida lançando vídeos para o youtube por que isso não é uma carreira artística! Você não vai entrar em uma grande banda com um cachet impressionante e recursos absurdos, por que talvez você não esteja preparado para isso!

A questão do MKT você também não vai conseguir resolver isso sozinho por que você não é um profissional da área! A gente precisa parar com essa mania que podemos e sabemos fazer tudo! Para ter uma carreira sólida, precisamos delegar funções e colocar profissionais para trabalhar, se continuarmos a insistir no modo amador das coisas, elas nunca sairão do tal modo amador, as coisas são simples!!! Se você tem um direcionamento profissional correto, lógico que as coisas vão se encaminhar, se continua a persistir na 'informalidade' das coisas não conseguirá sair disso! Não tem jeito... Não existe milagre!!! E a questão do Marketing na música não vai adiantar de nada se você não for um profissional de qualidade! Pense sobre!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário